Bem Vindo!

Qual é a sua história? Aqui é o espaço para você contar histórias do seu cotidiano, recentes ou de tempos atrás. Sejam elas tristes, felizes, surpreendentes ou simplesmente lembranças, sem adjetivos.

O objetivo é resgatar a memória do cotidiano da cidade e aumentar a auto-estima do povo de Pouso Alegre, revelando sua beleza através de lugares, fatos, cheiros, sons, romances…

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Carnaval ontem e hoje!


Pouso Alegre é uma cidade marcada pela alegria de seu povo, e nada melhor do que o carnaval para provar esse fato. E falando de carnaval, existe uma historia bastante interessante sobre as primeiras escolas de samba de Pouso Alegre. A primeira surgiu em 1936 com o nome Socega Leão (Não se assuste, é assim mesmo com “C”). O nome veio de uma marchinha antiga de carnaval que dizia: " ... Cuidado Lily se a moda pega, alô boy, sossega leão...".

Um ano após o nascimento do “Socega Leão”, surge o “Aristocrático”, e com ele uma grande rivalidade entre os dois grupos, e que se acirrava a cada ano.
Conta-se que a rivalidade era tanta, que um grupo escondia suas obras um dos outro, faziam compras as escondidas para suas alegorias, que só eram vistas no momento do desfile. Porem, foi esta rivalidade que fez com que o carnaval de Pouso Alegre se tornasse de excelente qualidade.
Durante a segunda guerra mundial, o carnaval de Pouso Alegre sofreu uma grande pausa, retornando em 1960, agora o Sossega com “ss” e com a velha rivalidade com o aristocrático, que se dividiu pouco tempo depois em 1964, com os nomes de "Skindô" e "Ilu Ayê".
Até os dias atuais o carnaval de Pouso Alegre exibe os caprichos das escolas e blocos que desfilam pela Av. Dr. Lisboa, sendo uma grande atração em nossa Região.

Autor: Thiago C. Soares

Um comentário:

Adinalzir disse...

Minhas saudações a Pouso Alegre e a sua gloriosa história!
Um grande abraço! :-)